Gincana estudantil premiará os colégios que mais economizarem água

Iniciativa pública se une a iniciativa privada para lançar a ‘Disputa de Colégios’ – uma campanha inédita no Brasil para mobilizar estudantes da 1ª a 9ª série em torno da crise hídrica.

Visando o uso consciente de água e a reeducação de longo prazo, a Sabesp e a Ecolab se uniram para promover uma campanha educativa, em formato de gincana, para 50 mil estudantes, de colégios públicos e privados de 20 cidades do Estado de São Paulo, que premiará com dispositivos economizadores de água as escolas que mais economizarem.

A Ecolab, líder global em tecnologias e serviços para água, higiene e energia, endossa essa iniciativa como patrocinadora da campanha. Em conjunto com a Sabesp – responsável pelo suporte e informações técnicas relevantes, e com a Deca – patrocinadora da premiação da gincana, possibilitam que esta iniciativa tenha duas frentes distintas: um ostensivo programa de informação e reeducação sobre o consumo consciente da água e uma gincana que estimulará a mudança de hábitos nos jovens.

Intitulada ‘Disputa de Colégios’, a campanha tem como função despertar novos e perenes hábitos de consumo nos alunos, mostrando como é fácil diminuir os desperdícios sem que isso afete sua higiene pessoal e qualidade de vida.

Para isso, os estudantes dos colégios participantes passarão por um denso programa de reeducação que conta com peça teatral educativa, palestra informativa, cartilhas com dicas de economia de água e adesivos motivacionais para serem afixados nos pontos de consumo, fazendo com que os estudantes lembrem-se das dicas sempre que forem utilizar a água.

É fato que a água é o recurso mais precioso do planeta e que sua disponibilidade diminui em ritmo preocupante. Para se ter uma ideia, as Nações Unidas estimam que dois terços da população mundial viverão em áreas de estresse hídrico num futuro bem próximo, 2025. Outro dado de extrema relevância é o fato de que apenas 0,02% da agua do planeta é potável e, se levarmos em consideração que nos últimos 100 anos o consumo de água aumentou mais de 500%, fica fácil entender a urgência da reeducação para novos hábitos de consumo.

A Sagarana Comunicação, idealizadora da campanha, observou que as campanhas de mudança de hábito só são eficazes enquanto a comunicação é alta e frequente, e que depois disso as pessoas voltam aos antigos hábitos de consumo. Para resolver estes problemas, a ideia foi criar uma disputa saudável entre os colégios, pois o elemento da competição, em torno de um objetivo comum, obriga os alunos a se policiarem e exercitarem os novos hábitos durante os meses de medicação da campanha. “Essa repetição, todos os dias, facilita a implementação permanente da nova rotina de utilização de água na vida das crianças e, com isso, define hábitos duradouros”, cita Guilherme Stella, sócio-diretor da agência.
MECÂNICA DA CAMPANHA

A Disputa de Colégios e seu programa de reeducação percorrerá as 20 cidades nos próximos dois meses. Neste período o consumo dos colégios será aferido quinzenalmente e comparado com o mesmo período do ano anterior.
As três escolas que mais economizarem água serão totalmente reequipadas com dispositivos economizadores da Deca, como: arejadores e restritores de vazão constante, torneiras de fechamento automático, chuveiros economizadores, válvulas de descarga de ciclo fixo e antivandalismo, entre outros produtos.
HISTÓRICO DE CAMPANHAS

Apesar do pioneirismo do formato da Disputa em Colégios, a Sagarana Comunicação já realizou campanhas similares dentro de casas e prédios residenciais. Segundo Stella; “em três anos de campanha mais de 3 milhões de litros de água foram economizados, o equivalente a trezentos caminhões pipa de água de 10 mil litros”. A média de economia conquistada nas ações gira em torno de 30% em relação ao consumo anterior à campanha. Além disso, a Sabesp monitora o consumo dos participantes após a campanha e mesmo depois de um ano de implantação a média de economia registrada gira em torno de 20%.
TECNOLOGIA QUE FAZ A DIFERENÇA

Estudos da Sabesp apontam que o uso de novas tecnologias, associado a novos hábitos de consumo, podem economizar juntos até 80% de água dentro de uma residência.

A campanha poderá ser acompanhada pela rede, através dos canais:
www.facebook.com/disputadecolegios
www.disputadecolegios.com.br

Compartilhe:

Estamos na nuvem e onde a sua marca estiver.

Ideias verdadeiras surgem de mentes livres.

 

São Paulo . Brasília | Brasil