Para promover a maior visibilidade e auxílio à conscientização quanto a descoberta precoce de individuos com o trastorno espectro autista (TEA), a ONU estipulou o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (WAAD – World Autism Awareness Day).
Uma das comemorações relacionadas à data é a troca de luzes brancas por azuis em todos os monumentos importantes da cidade, bem como em shoppings e empresas participantes. A ONG Autismo e Realidade convidou 6 shoppings da rede Iguatemi – Iguatemi São Paulo, JK Iguatemi, Market Place, Iguatemi Florianópolis, Iguatemi Campinas e Iguatemi Ribeirão Preto – para acender suas luzes no dia 2. Aproveitando a celebração, também realizaram uma entrevista com o Dr. José Luiz Egydio Setubal, criador da Fundação José Luiz Egydio Setúbal, da qual a ONG faz parte, assim como o Instituto PENSI. Através das hashtags da campanha
A cidade de São Paulo (SP) iluminou alguns pontos em homenagem ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. O Viaduto do Chá, no centro da cidade, foi um dos locais escolhidos para ser colorido em azul e simbolizar a data.
Imagem: Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo
Sobre o autisimo
O autismo é uma síndrome que não há cura, mas há muitas coisas que podemos fazer para dar qualidade de vida aos autistas e às suas famílias. Uma delas é promover o conhecimento para enfrentar os preconceitos.
A síndrome afeta mais os meninos, na proporção de quatro meninos para uma menina. O diagnóstico é feito através de avaliações de profissionais, de preferência multidisciplinares – neurologistas, psiquiatras infantis, pediatras, psicólogos e fonoaudiólogos, dentre outros. Não há exames físicos ou fisiológicos que diagnostiquem o autismo. Especialistas orientam que a identificação do autismo o quanto antes é muito importante. A observação dos pais, pediatras e da escola é fundamental. Atualmente já é possível detectar essa síndrome em bebês.