Você já ouviu falar sobre lábio leporino? Talvez o nome não seja tão comum, mas não é tão difícil encontrar uma criança com esta anomalia genética. Trata-se de uma abertura na região do lábio que ocorre, geralmente, entre a quarta e a décima semana de gestação.
Pouca gente sabe, mas esta anomalia tem conserto. Hoje, graças ao ultrassom, o lábio leporino pode ser diagnosticado antes do parto, permitindo uma cirurgia corretiva logo após o nascimento.
Por ser uma deformidade um pouco assustadora, e altamente perceptível, muitas crianças se escondem e deixam de aproveitar sua infância como qualquer pessoa normal. E foi pensando no bem estar dessas crianças que a ONG sulafricana Operation Smile – encarregada de trazer um sorriso para todas as crianças com lábio leporino – divulgou uma campanha de conscientização para arregadar doações.
Cada uma das três peças impressas conta a história de uma criança com a anomalia. Acompanhada de uma belíssima ilustração, as história retratam pequenas atitutes que estas crianças tomam para desviar o olhar das pessoas para seu defeito no lábio. Veja abaixo a tradução de cada peça, que levam o apelo: “É difícil para uma criança com lábio leporino, ou fenda palatina, encarar o mundo. Com bem pouco você pode ajudar a mudar isso.”
Elvis veste uma meia na mão
Elvis tem um amigo de algodão para manter perto de seu rosto. Ele ajuda a distrair os olhares curiosos e sorrateiros, porque estas espiadas – se forem deixadas – vão se tornar descaradas e com aspecto de pena e dó, e Elvis não suporta isso.
Charlie usa um ponto roxo
O alvo roxo de Charlie ajuda a desviar os olhares para sua cabeça. Este inteligente plano faz com que as pessoas não olhem para baixo. Charlie fará de tudo para manter o olhar das pessoas em sua cabeça. Enquanto encaram o ponto roxo, ele ganha uma boca a menos para esconder.
Sally tem um macaco
Sally não gosta de seu rosto e o esconde em um lugar peculiar. Logo abaixo de seu cabelo de macaco. Deste modo, quando as pessoas encararem seu amigo engraçado, vão se distrair com seu olhar.
A criação é da Saatchi & Saatchi.