As campanhas brilhantes, e que chamam a atenção necessária, normalmente são frutos de verbas gigantescas e uma logística absurda. Mas, contrariando este esteriótipo, venho falar sobre uma campanha simples, genial e, o mais importante, funcional.
Com o objetivo de ajudar a fornecer água para pessoas necessitadas no sul do Sudão, a ONG polonesa PAH (Polish Humanitarian Action) – que visa transformar o mundo em um lugar melhor para todos – conseguiu juntar uma dupla de músicos que utilizam taças de cristal para fazer som, com o Facebook.
A inusitada ação ganhou muitos adeptos e muita divulgação em mídia espontânea uma vez que, para ajudar, só era necessário dar “like” (ou “curtir”) na página da campanha. Cada “like” corresponde a uma gota de água para que as taças de cristal fossem preenchidas para, assim, serem utilizadas no concerto.
O sucesso pode ser visto no video acima. Além da mobilização mundial das pessoas, muitas empresas se sensibilizaram com a campanha e ajudaram com doações e divulgações. O resultado principal: uma reserva de água foi encontrada em uma das cidades mais críticas do Sudão, e um poço já está sendo instalado para fornecer água à população local.
Veja abaixo um trecho do concerto realizado – que contou com a participação voluntária de uma das melhores orquestras da Polônia.
A criação é da JWT.