Doação para incêndio acidental na região do Xingu

Já falamos aqui de uma ação divulgada por famosos que visava preservar a área do Xingu. Também falamos sobre a alteração do código florestal, que permitiria o desmatamento. E, por mais que o acontecimento postado hoje não seja relativo a um crime, merece nossa atenção.

Na última sexta-feira, (9/3), a aldeia Mawutsini, localizada na região do Xingu, sofreu grandes perdas devido ao incêndio provocado durante uma brincadeira de um menino de cinco anos com o isqueiro e a palha seca de uma das ocas.

Com o vento forte, a palha seca em chama atingiu outras ocas próximas, como a do cacique Kotok Kamayurá e do pajé Takumã Kamayurá. “Queimou casa do cacique Kotok, Mapyta, Trauin e Takumã. Queimou mãe de Chico no braço direito dela. Eu fiquei muito triste hoje quando vi casa queimando”, diz Kurezinho Aweti ao Frente de Ação Pró-Xingu.

O resultado deste acidente? Cinco casas queimadas, três pessoas com queimaduras nos braços, e a perda total de tudo que estava dentro das ocas como: roupas, redes, comida e ferramentas de trabalho. Cerca de 150 pessoas ficaram desabrigadas e sem os seus pertences. As vítimas foram atendidas no posto de saúde do Posto Leonardo.

No momento, a aldeia Mawutsini, de etnia Kamayurá, necessita da ajuda de todos, sejam com doações de comida, cobertores, roupas e ferramentas, como ajuda financeira em depósito bancário. Se você deseja ajudar a Tribo Kamayurá, acesse o campo de doações no site da Aliança da Terra. Você também pode ajudar através de depósitos bancários nas contas:

Banco: HSBC
Agência: 1348
Conta Corrente: 12837-16
Favorecido: Aliança da Terra
CNPJ: 07.048.523/0001-40

Banco: Bradesco
Agência: 01096
Conta Corrente: 0010323-3
Favorecido: Aliança da Terra
CNPJ: 07.042.523/0001-40

Compartilhe:

Estamos na nuvem e onde a sua marca estiver.

Ideias verdadeiras surgem de mentes livres.

 

São Paulo . Brasília | Brasil