Limpeza virando arte

Existem muitos artistas de rua ao redor do mundo que expressam suas artes através de intervenções urbanas, como: graffiti, esculturas, colagens, etc. Muitos destes artistas já ficaram famosos na mídia, por exemplo: Shepard Fairey, fomoso por criar a peça de candidatura que ajudou a eleger Barack Obama nos EUA; e Banksy, artista britânico de face desconhecida, mas autor de obras famosas, que já foram vendidas para celebridades do mundo todo.

Estes dois artistas citados fazem parte de um extenso número de artistas que utilizam estêncis para realizar suas obras. Trata-se do ato de preparar um recorte em qualquer material resistente (normalmente são utilizados papéis, ou cartolinas, de gramatura alta) e pintar o molde em alguma superfície.

A grande novidade deste post vêm da campanha divulgada pela Service Civique, organização criada pelo governo francês que incentiva jovens de 16 a 25 anos a tomarem ações sociais, ajudando moradores de rua, restaurar monumentos, construir casas, etc.

Intitulada Clean Tags, a campanha consistiu na aplicação de um “estêncil limpo” em lugares públicos. Estes estêncis foram aplicados de uma maneira curiosa. Ao invés de usar a habitual tinta para marcar a área recortada, foi utilizado uma “pistola d’água”, limpando a região demarcada e formando o desenho a partir da limpeza de um local sujo.

O visual é impressionante e parece que uma tinta branca foi utilizada, mas apenas um jato d’água de boa potência foi usado para criar os desenhos. A mensagem têm duplo sentido pois, além de mostrar a sujeira da cidade, os desenhos retratam situações de ajuda: uma pessoa segurando uma mangueira enquanto limpa algo; uma mulher agachado oferecendo comida a um morador de rua; um homem recolhendo lixo do chão; etc.

A criação é da TBWA/Paris.

Compartilhe:

Estamos na nuvem e onde a sua marca estiver.

Ideias verdadeiras surgem de mentes livres.

 

São Paulo . Brasília | Brasil