Hoje é o Dia Mundial do Doador de Sangue. Se você possui todas as características necessário para doar sangue e assim o faz, meus parabéns! Primeiro, parabéns pela atitude humana; segundo, parabéns pois você faz parte de um número baixo de pessoas que arranjar um tempo para doar sangue e ajudar a salvar vidas.
Atualmente no país – de acordo com a Fundação Pró-Sangue – a cada dois minutos, um paciente precisa de sangue provenientes das doações. Porém, o número de doadores no Brasil não chega nem aos 2%.
Já mostramos aqui algumas campanhas que incentivam a doação de sangue. Uma das mais emocionantes foi a ação intitulada Blood Relations. Para quem não lembra, a campanha visava unir dois povos que sempre estiveram em guerra – palestinos e israelenses – para doarem sangue uns aos outros, lançando a pergunta: “Você é capaz de machucar alguém que tem o seu sangue correndo em suas veias?”
Além da campanha acima, vale a pena lembrar a ação criativa lançada pelo Hospital Albert Einstein e realizada aqui no Brasil. Na ocasião, bolsas de sangue de todos os tipos foram expostas em uma loja de conveniência, ao lado de refrigerantes, sucos e águas. O susto das pessoas ganham a atenção devida para o assunto.
Se você viu, ou reviu, as campanhas acima e se interessou em ajudar, veja abaixo os requerimentos mínimos para poder doar sangue:
• Ter entre 18 e 60 anos;
• Estar saudável e não ter tido hepatite antes dos 11 anos;
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
• Estar bem alimentado;
Para as pessoas acima de 60 anos, a doação é possível caso esta já tenha doado, pelo menos uma vez, antes de completar 60 anos. Os adolescentes com 16 e 17 anos também podem fazer sua doação na companhia dos pais.
E você? Vai doar? Já doou? Conte-nos o que acha do assunto. Vamos juntos aumentar o número de doadores, e diminuir o tempo na fila para quem precisa.