Conheça a linguagem de sinais e aprenda a ouvir

Você conhece, ou já ouviu falar, da linguagem LIBRAS? Para quem não sabe, LIBRAS significa Língua Brasileira de Sinais, e é usada para a comunicação com pessoas surdas ou com problemas auditivos. Em vez de utilizar sons na comunicação, a LIBRAS utiliza sinais feitos com as mãos para formar palavras e frases.

Em cada país há seu código de sinais, que diferem dos sinais de outros países. Ainda assim, pode acontecer de pessoas usando códigos diferentes se entenderem num nível básico. Em Portugal existe a Língua Gestual Portuguesa (LGP).

O grande problema no Brasil, em Portugal, e no mundo todo, é que poucas pessoas conhecem a linguagem de sinais e isto impossibilita qualquer tipo de comunicação com deficientes auditivos. Para tentar virar esta mesa, a FPAS (Federação Portuguesa das Associações de Surdos) resolveu convocar a população portuguesa a aprender a linguagem de sinais.

Os anúncios mostram algumas pessoas passando sinais conhecidos por nós, como: arma, positivo e “hang loose”, mas os textos dos anúncios revelam o verdadeiro significado dos gestos ilustrados. No final, fica a mensagem: “A língua de sinais de Portugal tem 28 letras. Juntas, elas formam um vocabulário usado por mais de 80 mil pessoas que conseguem conversar usando apenas suas mãos. Não se perca, junte-se a conversa. Pessoas surdas também falam português. Aprenda a ouvir.”

A criação é da Youngnetwork.

Compartilhe:

Estamos na nuvem e onde a sua marca estiver.

Ideias verdadeiras surgem de mentes livres.

 

São Paulo . Brasília | Brasil