Um pensamento sobre a importância
da comunicação visual com exemplos
O sonho de toda marca é fazer parte da rotina do seu consumidor, ir além de uma relação de benefício, e sim de experiência. Essa construção requer tempo e estratégias, afinal é um caminho de conquistas.
Falaremos aqui sobre essa construção em ambientes de convivência, como os escritórios, um local importante para transparecer os valores da empresa.
Erro comum
Muitas vezes confunde-se estampar a identidade de uma empresa apenas replicando sua marca, como se fosse uma demarcação de território. Isso é comum em ambientes institucionais de escritório e pode criar uma insegurança visual como também empobrecer o potencial de uma marca.
A sua marca é maior que isso
A repetição é importante, a saturação não. Quando a única ferramenta de comunicação é a marca em si num ambiente, ela pode se desgastar e até mesmo cansar o público. Assim, como nós, a marca é uma personalidade e não tem só um comportamento. Imagine repetir uma mesma careta sua em um ambiente. No mínimo, em algum momento nem vão querer mais te olhar e até mesmo sua imagem passará despercebida.
Queremos contar essa personalidade da marca, como também histórias sobre ela e são essas reverberações as que contam mais na construção da identidade de uma marca do que apenas uma lista de atributos. Entendeu onde queremos chegar?
A marca é um dos bens mais valiosos de uma empresa, mas ela depende de um ambiente para sobreviver. É aqui que entra a importância de construir o universo que fortalecerá a sua existência, afinal queremos justamente mostrar essa personalidade por completo.
O universo de uma marca na comunicação visual
Na elaboração de um branding, são criados além da representação gráfica da marca, um universo de elementos, discursos, cores, símbolos e tipografias que quando bem estruturados estampam a essência da marca sem dizer qual é a marca. Criar essa vivência de contato é mais rico já que podemos transformar a vivência em experiência, alimentando esse contato com narrativas visuais e verbais.
Grupo Gaia: construção de valores de marca que se tornaram o tema do escritório
Por exemplo, ao explorar a criação de valores para uma marca, conseguimos não só representar suas ideias, como também estampar graficamente isso, montando um universo muito mais rico e também sensorial no ambiente de trabalho, onde podemos explorar cores, formas, textos, olfato, paladar, raciocínio, etc. E claro, isso extravasa para todos os pontos de contato.
Sala “Surpreenda” inspirada em um dos 10 valores da empresa, além da sala “Fortaleça” e o sorriso que representa o valor “Sorria e faça sorrir”
A alma da marca nas paredes do escritório
Cada empresa terá a sua particularidade e para cada uma existirá uma resposta de representação. Uma empresa que tem como personalidade a felicidade em seus valores naturalmente poderia ter em seu escritório mais cores para demonstrar isso, como também plantas para trazer um ambiente agradável e até mesmo um brinquedo que estimule essa pausa no trabalho para a descontração.
Hall da ALD apresentando soluções de mobilidade
A criação desse ambiente fará o papel de conquista, pois cada elemento tem a capacidade de despertar algo, criando assim a experiência nas pessoas. E um ambiente no qual os colaboradores de uma empresa frequentam com uma certa regularidade é um espaço estratégico não só pelo bem estar que a empresa precisa se preocupar, como também um lugar de troca. Imagine que sua marca fosse um personagem e te recebesse para um café ou um chá. Como esse personagem te trataria? O que vestiria? E como seria a decoração ao redor? Esse é um primeiro exercício interessante para avaliar se o seu ambiente de trabalho reflete o que é a sua marca, como também se a sua marca tem essa personalidade construída. Duas reflexões que aumentam o valor da sua empresa.
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Amazul, comunicação inspirada no âmbito naval
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Escrito por Lucas B. Pacífico