O outdoor é uma das mídias mais antigas e tradicionais. Na cidade de São Paulo, este tipo de anúncio está proibido mediante à lei Cidade Limpa, em vigor desde janeiro de 2007.
Entretando a maioria das cidades dos mais diversos países ainda usam e exploram este suporte para divulgar seus produtos, serviços e ideias. Na Bahia, por exemplo, a Bahia Marina usou latinhas de verdade grudadas ao outdoor para ilustrar uma pequena amostra da quantidade de lixo retirado do mar anualmente.
O anúncio da Bahia Marina serviu para divulgar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de Junho. A peça, que conta com quase 2 mil latinhas de cerveja e refrigerante, traz o texto: “Todo ano, muito mais do que isso vai parar no mar. Não polua.” O making of pode ser visto no video abaixo.
Outro exemplo de uso criativo do outdoor foi aplicado em Mumbai, na Índia. Divulgada pela Polícia de Trânsito local (Mumbai Traffic Police), o anúncio alerta para a importância do uso do cinto de segurança.
A critividade aplicada ilustra o outdoor se desprendendo de sua estrutura original, sendo seguro apenas pelo cinto de segurando instalado ao redor do anúncio. Acompanhado da montagem, é possível ler o texto: “Cinto de segurança salva.”
As peças são assinadas pela Engenhonovo (Bahia Marina), e Draftfcb (Mumbai Traffic Police).