Durante o Cannes de 2010, a BBR Saatchi & Saatchi lançou O Briefing Impossível – um desafio para as mentes criativas ao redor do mundo para apresentar ideias que juntassem os povos palestinos e israelenses.
A ideia vencedora, escolhida por um júri composto por israelenses e palestinos, inspirou o projeto Blood Relations (Relações de Sangue, traduzindo).
Lançado no Dia Internacional da Paz (21 de Setembro), o projeto uniu palestinos e israelenses, que perderam familiares no conflito entre os dois povos, para doarem sangue, lado a lado, como um ato simbólico de cura e paz.
Desde então, muitas pessoas comuns doaram sangue para o projeto por todo território de Israel e da Palestina. Reforçando a ideia de que nenhum vínculo entre nós é tão forte quanto o sangue que corre em nossas veias, o projeto Blood Relations demonstrou que o poder da criatividade pode superar as políticas de conflito e unir povos.
No futuro, o projeto espera espalhar a ideia de “sangue comum” além do Oriente Médio, atingindo outras regiões do mundo onde haja conflito entre povos e nações.
Mais informações são encontradas no site da campanha, onde você pode “doar” sangue virtualmente. Ao confirmar a doação simbólica no site, um link para o projeto, junto com a frase: “I just donated virtual blood. Why don’t you?” (Eu acabei de doar sangue virtual. Por que você não faz o mesmo?), é postado automaticamente em seu perfil no Facebook.