Tudo começou em Maio de 2008, quando Junichi Sato e Toro Suzuki, interceptaram uma caixa de carne de baleia e apresentaram ao Ministério Público japonês como prova do contrabando com fins comerciais promovido por quem afirma estar fazendo “pesquisa científica”. A investigação foi aberta e fechada logo após. No mesmo dia, a dupla, também conhecida por “Tokyo Two” foi presa e se forem condenados podem pegar até 10 anos de prisão.
As acusações infundadas e sem sentidos foram à tona quando as próprias testemunhas da acusação acabavam concordando com os argumentos da linha de defesa dos ativistas, fazendo com que o julgamento fosse adiado até Março. Diversas entidades de direitos humanos, como a Anistia Internacional, questionaram o caso afirmando que o governo japonês infringiu leis internacionais dos direitos humanos, mantendo os dois japoneses detidos.
De Junho de 2008, quando foi criada a petição, até hoje mais de 250.000 pessoas assinaram e este número não para de crescer. Para apoiar a dupla “Tokyo Two” nesta difícil luta contra a indústria baleeira e o governo japonês basta acessar este endereço e preencher os dados: http://www.greenpeace.org.br/tokyotwo/envie_msg.php