Desde 2009, o Ministério da Saúde se vale das redes sociais para divulgar seus programas e estratégias. Inclusive por isso, nos primeiros quatro meses do ano, o Brasil superou a meta de 13,6 doadores por cada 1 milhão de habitantes, prevista para ser atingida apenas em 2013. Em maio deste ano, o Facebook anunciou que usuários teriam a possibilidade de manifestar a intenção de se tornar um Doador de Órgãos por meio de sua linha do tempo, disponibilizando para os EUA e o Reino Unido. Agora, esta ferramenta já está disponível para os usuários do Brasil e o recurso tem a missão incentivar e cadastrar possíveis doadores, entre os mais de 37 milhões de usuários do Facebook no país.
O anúncio da ferramenta no Facebook para usuários brasileiros foi feito em Brasília, na sede do Ministério da Saúde. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha e o vice-presidente do Facebook na América Latina, Alexandre Hohagen, explicaram a parceria, que pretende incentivar a doação de órgãos no país e reforçar a importância da doação nas redes sociais. Além disso, o ministro destacou que a estratégia consiste em usar as redes sociais para aumentar o diálogo com a população brasileira. “Esta parceria facilita que qualquer indivíduo deixe clara a sua opção de ser doador, de registrar em vida que deseja ser um doador”, disse. “Acreditamos que vamos criar um burburinho e dialogar com o público jovem para que, desde o começo, possa optar por registrar o desejo de ser doador”, completou. A campanha envolve spots, comerciais, anúncios impressos, folders e broadside. Antes, para se tornar doador de órgãos, bastaria avisar a família. Mas, agora, você também pode expressar seu desejo no Facebook incluindo-se como doador nos “eventos cotidianos” de sua timeline. Veja como:
Para saber mais, estão sendo distribuídos folders, que você pode baixar a frente e o verso com as informações e imprimir na sua casa.
A campanha também conta com anúncios:
E, por último, veja o comercial oficial:
Acesse a página no Facebook, curta e entenda melhor como funciona a doação de órgãos. https://www.facebook.com/DoacaodeOrgaos