Orgulho LGBT 2017

O mês de junho, colorido com as cores do arco-íris, ficou marcado pelas celebrações do Dia Internacional de Combate à LGBTfobia por todo o mundo. Isso porque no dia 17 de maio de 1990, a Organização das Nações Unidas (ONU) retirou a homossexualidade do Código Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS). A data, 17/5, desde então ficou marcada como o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia e, no mês seguinte, em junho, normalmente é celebrada em diversas cidades com a Parada do Orgulho LGBT. Em São Paulo, a Parada, que sempre acontece na Av. Paulista, reuniu este ano mais de 3 milhões de pessoas na sua vigésima primeira edição.

No mundo corporativo, porém, só em 2013 foi criado o Fórum de Empresas e Direitos LGBT que, como o próprio nome sugere, reúne empresas para discutir a inclusão do tema na agenda interna e externa e para melhorar as relações com funcionários e clientes. Das 37 empresas signatárias, a Ambev, o Carrefour, o Facebook, o Google e a Rede AccorHotels são algumas das que compõe hoje o fórum, composto na sua maioria por empresas multinacionais com sede no exterior. Para fazer parte, as empresas se propõem a seguir 10 compromissos fundamentais – que incluem questões como a promoção de um bom ambiente aos funcionários LGBT e a adesão a ações que apoiem e representem este público.

Sabemos que a publicidade, sozinha, não será capaz de mudar a realidade corporativa para os profissionais LGBT, mas já é um primeiro passo. Este ano, vimos algumas ações. Algumas marcas mudaram suas embalagens e estamparam o orgulho LGBT, como a Skol, da Ambev, que além de patrocinadora oficial da Parada em SP, lançou uma edição especial da lata e parte da venda do produto foi destinada para a Casa 1, que acolhe jovens expulsos de suas casas e encontram-se em situação de risco.

 

O Carrefour, sete anos após ter iniciado o desenvolvimento de seu comitê de diversidade, passou a divulgar apoio à inclusão transgênero este ano. Em sua página no Facebook, o primeiro post foi a foto de duas funcionárias, Luana e Marcelle. No post, a empresa fala também de algumas ações internas, como o curso de capacitação em varejo para transgêneros.

 

Já o Facebook lançou uma reação temporária para os usuários celebrarem o mês do orgulho LGBT. Além dos atuais curtir, amar e os smiles, em junho foi possível ter a reação “orgulho”, representada por uma bandeirinha com as cores do arco-íris. Além disso, a rede social também permitiu que os usuários alterassem sua imagem de perfil incluindo um arco-íris na foto e usassem máscaras nos stories dele.

O Google também reforçou sua atuação dentro do tema diversidade em junho com campanha marcada pela hashtag #OrgulhoDeSer. As iniciativas da empresa de tecnologia envolveram, além dos colaboradores, suas ferramentas como Youtube, Maps, busca e o aplicativo de bate-papo Allo.

Uma das ações aconteceu com a colaboração de Youtubers de toda a América Latina: por duas semanas viajaram produzindo conteúdo sobre a diversidade e participaram das Paradas em São Paulo e na Cidade do México. Outra ação, em parceria com o Canal das Bee, levou ao ar série de seis vídeos que explicam o que é ser LGBT. O projeto contou com mais de 20 criadores e ativistas e foi desenvolvido em parceria com o Youtube Space de São Paulo. Cada episódio discute os principais motivadores do preconceito contra a comunidade como, por exemplo, o machismo e a desinformação.

No Maps, o Google adicionou a rota do desfile e outras informações, no Android e no iOS. Ficou fácil reconhecer a rota da diversidade na capital: um grande arco-íris guiou os usuários do app para a festa. Internamente não é diferente, o orgulho à diversidade é tema permanente. Os Googlers, como são chamados os funcionários da empresa, podem participar dos comitês internos, conectando-se a pessoas que compartilham do valor de apoio à diversidade. O “Gayglers” é um grupo de Googlers LGBTQ e apoiadores. Eles não só lideram o caminho para celebrar o Orgulho LGBTQ em todo o mundo, mas também informam programas e políticas, de modo que o Google permaneça um local de trabalho que funcione para todos.

A Rede AccorHotels fez também uma série de ações em junho em sua rede, além de oferecer tarifas especiais na semana da Parada em São Paulo.

O Novotel São Paulo Jaraguá Conventions recebeu a 1ª Edição dos Jogos da Diversidade, buscando a inclusão por meio da prática esportiva do cidadão LGBT. A agenda contou com campeonatos, atividades recreativas e de lazer, jogos lúdicos e dança. Além disso, também foi palco do seminário “T”, que discutiu a inserção social e a violação dos Direitos Humanos das Pessoas Trans no Brasil. Foram debatidos temas como assistência social, saúde, educação e trabalho. O hotel Ibis Budget SP Frei Caneca fez o esquenta da Parada nos dias 16 e 17 de junho, com direito a show da drag queen Tiffany Bradshaw para hóspedes e não hóspedes. No Ibis Paulista rolou um happy hour para hóspedes durante a Parada e no Ibis Budget Paulista, a drag queen Dianne Vogue animou o café da manhã dos hóspedes.

 

Outra ação que se destacou foi a da marca de snacks da PepsiCo, que não é signatária mas marcou presença este ano. A marca lançou no Brasil o Doritos Rainbow, uma versão limitada a 5000 paulistas (era apenas para quem morava em São Paulo) do snack colorido e com embalagem temática, antes só vista nos Estados Unidos e México.

A iniciativa buscou apoiar o desenvolvimento de cursos de capacitação profissional e gestão de assuntos pessoais através de uma parceria também com a Casa 1. Foi lançada no Kickante, uma rede de crowdfunding, uma campanha para receber as doações que ultrapassou a meta de R$100.000,00 e segue ativa até o início de julho.  O arco-íris da embalagem resgata o projeto original da bandeira, criado na década de setenta, com as oito cores, por acreditarem que representa uma diversidade ainda maior. Na época, por dificuldades de produção, duas cores precisaram sair do símbolo, o rosa e o azul turquesa. Por isso, hoje, a bandeira é utilizada com seis cores. A campanha traz a assinatura ‘Não existe nada mais bold do que ser você mesmo’. A iniciativa endossa o posicionamento global de Doritos “For the Bold”, que guia as ações da marca. Assista ao vídeo:

 

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