Há quem diga que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo. Nunca foram encontradas evidências que provem esta afirmação, porém não faltam exemplos de abusos e outras situações perigosas que envolvem este trabalho.
A prostituição está presente no mundo todo. A maioria dos países proíbe e condena esta profissão, mas outros a enxergam como outra profissão qualquer e, pelo menos, tentam garantir segurança para estes profissionais.
De uma maneira criativa, a ECPAT – ONG internacional que luta contra a prostituição e pornografia de crianças – divulgou um anúncio impresso retratando os resultados de abusos sofridos por crianças forçadas à entrar na prostituição.
O anúncio traz a figura da famosa matrioshka – boneca tradicional na Rússia que se abre revelando outra boneca semelhante, porém menor. Cada boneca que se abre evidencia a perda de vestuários, terminando totalmente despida. A última traz a mensagem: “Toda vez que sou tocada, um pedaço de mim desaparece.”
Por fim, fica um dado assombroso: “Todo ano, mais de 200 mil crianças nos Estados Unidos correm o risco de serem forçadas à se prostituirem. Junte-se à luta contra essa exploração.” A criação é da JWT.