Ligações acidentais para o serviço de emergência

O trote telefônico deve ter surgido junto com a invenção do telefone e, certamente, você já gastou horas da sua infância ligando para números aleatórios pregando peças ou contando piadas. Se você foi um desses, também deve ter ouvido sobre os perigos em passar trote para o serviço da polícia.

A campanha abaixo não fala sobre trotes para o serviço de emergência, mas sim sobre um dado curioso levantado no Canadá: todo ano, o país recebe cerca de 70 mil ligações acidentais para o serviço de emergência. E para diminuir esse número, a E-Comm 9-1-1 – centro de comunicações de emergências – resolveu divulgar um anúncio impresso bastante criativo.

Utilizando um QR Code inserido em uma ilustração inacabada, acompanhada do título: “Emergência para o 911?”, o anúncio convida o leitor a escanear o desenho para entender o que de fato está acontecendo na cena.

O que a princípio parecia uma cena de perseguição acompanhada de gritos de uma vítima mulher, revela-se uma cena cotidiana, onde uma menina está cantando em seu quarto segurando uma escova de cabelo como microfone, com um pôster de seu ídolo ao fundo.

A imagem final aparece em seu smartphone após escanear o desenho, e vem acompanhada da resposta para a pergunta feita anteriormente: “Não dessa vez”. Por fim o site explica toda a situação e sugere 4 dicas para prevenir as ligações acidentais. Confira:

Dica 1: Trave seu teclado e proteja seu celular com uma capinha antes de colocá-lo no bolso, ou jogá-lo em sua bolsa.

Dica 2: Não deixe pré-programado o número 911 em nenhum celular.

Dica 3: Se ligou para o 911 acidentalmente, não desligue. Fique na linha e explique para o atendente que ligou sem intenção.

Dica 4: Divulgue essas dicas e ajude.

A campanha foi veiculada no Canadá, mas as dicas servem para qualquer lugar do mundo. Para quem não tem smartphone, o anúncio divulga um link para acessar as dicas e ver o desenho completo.

A criação é da Station X.

Compartilhe:

Estamos na nuvem e onde a sua marca estiver.

Ideias verdadeiras surgem de mentes livres.

 

São Paulo . Brasília | Brasil