Você reclama de acordar cedo, ir para a aula ou trabalho, reclama do tempo, do trânsito, do preço da gasolina. Reclama do chefe, pensa que têm os piores pais do mundo, reclama de seu celular, sua televisão, suas roupas. Você reclama de tanta coisa, que esquece de agradecer as opções fornecidas. Lembrar dos compromissos, mas esquecer que, pelo menos, temos escolha.
Milhões de meninas não têm escolhas. Não podem escolher ir ou não para a escola, não podem escolher a carreira que deseja seguir, não podem escolher quando, nem com quem irá casar, caso haja essa possibilidade.
Para mostrar um pouco a vida dessas garotas, a ONG Plan, do Reino Unido, divulgou um video contando o dia a dia de cada uma delas. O video explora os trabalhos domésticos que muitas delas fazem, falam do castramento de mulheres que ocorre em alguns povoados de Mali, e comparam a vida delas com a vida de uma menina da mesma idade que mora no Reino Unido.
O video ainda mostra o desejo de cada uma delas, e explica como a educação é, muitas vezes, a única salvação para um futuro diferente. No final, aparece a assinatura: “Milhões de meninas não têm escolha. Você sim. Junte-se ao Plan.”