Não há dúvidas de que existem muitos anúncios que visam combater a violência. O problema é quando os anúncios ficam só numa mensagem de conscientização, ao invés de propor saídas e soluções plausíveis para aquelas pessoas que já se encontram mergulhadas na vida do crime.
O Art Against Knives (Arte Contra Facas) é uma instituição de caridade que intervém na vida das pessoas que já cometeram crimes com armas brancas. O intuito é reduzir os crimes com armas brancas através de iniciativas na arte, trazendo uma alternativa para a cultura das gangues violentas do Reino Unido.
No video acima é possível ver a história da organização, que surgiu a partir do trágico esfaqueamento de Oliver Hemsley, um estudante de 21 anos da Faculdade Central Saint Martin de Arte e Design. O violento ataque ocorreu no leste de Londres, e deixou Oliver em uma cadeira de rodas. Foi o impacto deste ataque que inspirou a criação do Art Against Knives.
A campanha para divulgar e promover a instituição traz o famoso quadro surrealista de Salvador Dalí, A Persistência da Memória. A obra foi alterada para mostrar uma faca “derretendo”, ao invés dos famosos relógios.
A criação é da Leagas Delaney.