Dia da Consciência Negra – Afrobras

O post de hoje é dedicado a reflexão sobre a inserção dos negros na sociedade. Muitas pessoas só esperam este feriado para tirar uma “folguinha” e esquecem do seu real significado. Já estamos saturados de notícias no jornal que mostram as diferenças sociais, são fatos: a população negra em média ganha menos, tem poucas oportunidades e ainda sofrem com o preconceito. A questão é: O que podemos fazer para mudar isso? O primeiro passo é entender melhor o problema, e detectar onde ele começa. Quando as pessoas não recebem cuidados e educação adequada para construir um caráter e virar cidadãs, acabam por se marginalizar. Sendo assim, a educação é de extrema importância.

Sabendo disso, o trabalho da Afrobras, uma ONG que reúne intelectuais, autoridades, personalidades, negras ou não, com a finalidade de trabalhar pela inserção sócio econômica, cultural e educacional dos jovens negros no Brasil. O lema deles é fundamental para a questão do negro no Brasil: “Sem educação não há liberdade”.

A ONG possuí diversos projetos e atividades como a “Revista Afirmativa Plural” que têm publicação bimestral com abordagem nos principais temas de interesse da comunidade afro-brasileira. O projeto “Mais negros nas Universidades” também é bem interessante, ele acontece em parceria com universidades privadas, e hoje, mais de 600 jovens negros já receberam bolsas para cursar o ensino superior; 70% já estão formados ou em fase de conclusão de curso. Para mais informações sobre a ong acesse o site http://www2.afrobras.org.br

Para terminar aí vai um trabalho contra o racismo feito por um estudante de publicidade. A idéia é interessante para mostrar de forma explícita o fato de que por dentro somos todos iguais.

Compartilhe:

Estamos na nuvem e onde a sua marca estiver.

Ideias verdadeiras surgem de mentes livres.

 

São Paulo . Brasília | Brasil