Como foi o Eco Business 2008

O número de pessoas presentes na Eco Business 2008 foi surpreendente, não por sua magnitude, mas sim pelo baixo número de interessados. Um evento com ideal tão nobre deveria ser do interesse de todos. Contudo, a riqueza de idéias e conceitos dos expositores presentes deixou claro que a feira tem um potencial enorme e chegou para ficar.
Ao entrar na feira, o Grito das Cinco se deparou com um senhor muito simpático que parecia ter o remédio para a poluição mundial, remédio esse que além de tudo ainda vem em forma de pastilha. Representante da FFI no Brasil, Silas Inke comercializa uma espécie de pastilha para tanque de combustível. Essa nova ferramenta reduz os gastos com combustível em até 14%, reduz a emissão de gases poluentes em até 75% e ainda aumenta a potência dos motores.
Já a Bio Wash apresentou uma linha de produtos de limpeza e cosméticos que não agridem o meio ambiente e são certificados pelo IBD – Associação de Certificação Instituto Biodinâmico.
Piso permeável? É isso que a Brastol trouxe ao evento. Esse piso deixa que a água entre em contato com o solo abaixo do assoalho, evitando a erosão, ajudando na drenagem e fazendo com que a água retorne ao seu ciclo natural.
O ecomercado Avis Raras em Campinas apresentou seu modelo de centro comercial 100% sustentável. Dentro dele há um mercado que comercializa produtos de matéria prima, produção e manejo orgânico. Além de serem mais saudáveis, esses produtos evitam a degradação do solo, água e ar. No mercado também encontramos uma linha de equipamentos ecológicos, que estimula o uso racional com o mínimo de impacto ambiental. Em seu restaurante, a culinária é à base da dieta ovo-lacto-vegerariana. Na livraria é proposto o comércio solidário através de sebo e aluguel.
Por sua vez, a Revita é uma indústria de reciclagem que trabalha exclusivamente com as embalagens Tetra Pak. Esse tipo de embalagem não podia ser reciclada até pouco tempo, sendo completamente descartada. Hoje, do produto reciclado, são fabricados papéis, caixas, tubos, peças plásticas, telhas e outros.
A Utep, uma empresa de Guarulhos, criou um sistema especializado em triturar, reciclar e dar destinação final aos resíduos de borracha e pneus. A borracha reutilizada pode ser usada na indústria de calçados, artefatos, asfalto, combustível de fornos, lonas, pastilhas de freios e termoacústica. Finalmente podemos dar fim aos pneus que poluem nossos rios e são fontes de doenças como a dengue.
A Única, detém a tecnologia para a utilização de etanol em motores a diesel, esta nova prática está em fase de teste no corredor metropolitano de São Mateus/ Jabaquara em São Paulo. Os motores convertidos podem reduzir a poluição do ar em 90% e não emitem enxofre. O uso do etanol estimula a produção rural e está dentro da infra-estrutura das empresas de transporte.
Esses foram alguns dos expositores que mais chamaram a atenção do Grito, além deles o evento foi repleto de palestras dos principais players do mercado.
Para quem perdeu, o consolo é que estão por vir inúmeros eventos como estes:
Primeiro Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade e Melhorar e Ethanol Summit.

Compartilhe:

Estamos na nuvem e onde a sua marca estiver.

Ideias verdadeiras surgem de mentes livres.

 

São Paulo . Brasília | Brasil