Você se considera preconceituoso? E racista? Muito gente responderia “não” para as duas perguntas, mas o que falamos pode ser diferente do que pensamos. É o que demonstra o video viral que a CONAPRED (Conselho Nacional para Prevenir a Discriminação) divulgou no México.
O video retrata um interrogatório com algumas crianças do país. As perguntas têm como tema dois bonecos de bebês posicionados em cima da mesa. Um boneco é negro enquanto o outro é branco e a entrevistadora começa o questionário pedindo para que as crianças identifiquem qual boneco é o negro e qual boneco é o branco.
Ao decorrer do interrogatório, é perguntado para as crianças qual dos bonecos têm cara de mal; qual dos bonecos é mais feio; e qual boneco elas gostam menos. O negro é unânime nas escolhas.
As justificativas são ainda mais reveladoras. Algumas crianças afirmam que os negros não passam confiança, ou que são maus apenas por serem negros. No final, é feito uma pergunta: “qual boneco se parece mais com você?” e mais respostas surpreendentes surgem.
O video faz parte da campanha Racismo en México, que tem como objetivo justamente acabar com este preconceito ainda muito evidente em todo mundo. A criação é da 11-11.
Ficou chocado? O que você responderia? Será que este video mudou a resposta para a pergunta que fizemos no começo do post? Pense nisso.