Não é novidade que as empresas estão tentando se adequar cada vez mais procurando atender aos seus consumidores de forma mais customizada e, hoje, sabemos também o quanto os brinquedos podem impactar na auto estima de uma criança. Muitas delas não se enquadram nos estereótipos representados nos brinquedos que são vendidos atualmente e se sentem menos bonitas, menos adequadas por não serem parecidas com seus brinquedos.
Para mudar esse sentimento e aumentar a auto estima das crianças, os pais se juntaram formando o movimento Toy Like Me, incentivando as empresas e os pais a fazerem pequenas adaptações nos bonecos e bonecas dos seus filhos, adicionando óculos, aparelho auditivo, bastão para deficiente visual, entre outros. Segundo o movimento, hoje são mais de 93 milhões de crianças no mundo com algum tipo de deficiência.
A Makie Lab, uma fabricante de brinquedos britânica especializada em bonecas impressas em 3D, aderiu ao movimento e criou bonecas e acessórios que representam as crianças de forma mais realista. Assim, os pais podem adquirir bonecos que tem as mesmas marcas de nascença que seus filhos ou que necessitam dos mesmos acessórios através da loja online.
O movimento ToyLikeMe também convidou outras grandes empresas do ramo de brinquedos, como LEGO, Playmobil e Mattel, a também participarem, lançando bonecos que possam representar outras minorias e fez uma petição para a Lego, veja aqui. Assista ao vídeo: