O que você faria se entrasse em uma loja de conveniência e encontrasse várias bolsas de sangue na mesma geladeira dos refrigerantes, sucos e águas?
Com ajuda de câmeras escondidas, a campanha Loja de Solidariedade, feita pelo Hospital Albert Einstein, revela a reação das pessoas ao dar de cara com as bolsas de sangue enfileiradas, e devidamente refrigeradas, como se fossem produtos a venda. Há sangue de todos os tipos (A, B, AB e O), e muitas pessoas, sem acreditar, ligam para familiares e amigos para contar o espanto.
O video foi criado com a intenção de arrecadar mais sangue para o país, que sofre com a falta de doadores. Com a pergunta: “Não seria bom se quem precisasse de sangue pudesse conseguir em qualquer lugar?”, a campanha causa impacto, mas deixa uma final, e forte, mensagem estampada nas embalagens: “Se conseguir sangue fosse fácil assim, a gente não precisaria pedir para você doar. Ajude o banco de sangue da Einstein a salvar muitas vidas.”
Na página da campanha há uma explicação sobre a doação de sangue, e é possível acompanhar todas as etapas que o sangue passa até chegar ao receptor. Além disso, você encontra local, horário e todas as informações necessárias para começar a ser doador e ajudar a salvar não só uma, mas muitas vidas.