“Não deixe comida no prato, porque tem muita gente que tá passando fome no mundo e é pecado desperdiçar”. Quem nunca ouviu essa frase quando criança, não é mesmo? Para atestar a frase que passamos a infância inteira ouvindo, saiba que, só hoje, 925 milhões de pessoas vão passar fome no mundo.
Poucos sabem, mas o Brasil é o 4º maior produtor mundial de alimentos. Antes de sair comemorando, continue lendo. Nosso país certamente produz em larga escala, mas desperdiça 39 mil toneladas de alimento por dia. Isso mesmo, você não leu errado. São 39 mil toneladas – 20% do que é produzido – de comida que vão para o lixo todo dia – um número tão grande que serviria para alimentar 19 milhões de brasileiros.
Para evitar o desperdício, a Ecobenefícios – empresa que promove soluções inovadoras para gestão de frotas e benefícios – aproveitou o Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro) para colocar em prática uma ação criativa que chama a atenção das pessoas que insistem em “comer com os olhos” e abusar na quantidade de comida servida nos pratos.
O video acima explica a campanha intitulada Prato Consciente, que propôs repensar o formato dos pratos convencionais retirando uma parte correspondente a 20% do volume total, forçando os consumidores de restaurantes e buffets tradicionais de Porto Alegre a consumir menos.
Depois do espanto ao se depararem com um formato diferente de prato, as pessoas percebiam que a explicação estava na pergunta impressa nos pratos: “Por que 20% dos alimentos são desperdiçados todos os dias?” A resposta veio na mesa, onde os pratos eram abandonados sem sobras.