Este último sábado, dia 1º de dezembro foi o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, data apoiada pela campanha RED, que foi lançada pela Global Fund e liderada pelo Bono Vox. A RED é composta por diversas ações, com o grande objetivo de unir forças fazendo parcerias com grandes marcas, que lançam produtos, eventos e novas ideias (RED) para lutar contra a AIDS. No mínimo 50% do valor dos produtos são revertidos em doações para a Global Fund.
Com o objetivo de relembrar a importância da prevenção e conscientizar a sociedade sobre a luta, este ano a Prefeitura do Rio de Janeiro, em homenagem ao dia, iluminou 13 monumentos na cor vermelha. Além do Rio, alguns países como Austrália, África do Sul, Inglaterra, EUA, Canadá, China e Irlanda também iluminaram seus monumentos no dia 1º de dezembro.
Cristo Redentor foi iluminado no início da noite do domingo (1º), Dia Mundial de Luta Contra a Aids (Foto: Alessandro Buzas/Futura Press)
Em São Paulo, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas celebrou antecipadamente, nesta sexta-feira (29), o Dia Mundial de Luta Contra a Aids com a soltura de 4 mil balões vermelhos e brancos. A campanha também contou com atividades culturais abertas ao público. Para lembrar a luta contra a Aids, a fachada do Emílio Ribas, na avenida Doutor Arnaldo, em São Paulo, terá um laço vermelho afixado até o dia 25 de dezembro.
No Brasil existem 490 mil pessoas infectadas com o vírus HIV, segundo dados da Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids). Por ano, em média, são registrados 36 mil novos casos.
Conheça mais sobre a campanha RED