Quem nunca parou em frente a uma obra de arte e ficou com vontade de perguntar muitas coisas para o artista que a criou, tirar suas dúvidas, entender o porquê de algumas escolhas, os cenários, tudo sobre a época na qual aquela obra faz parte?
Para comemorar os seus 100 anos de presença no país, a IBM Brasil criou, em parceria com a Pinacoteca de São Paulo e com participação da Ogilvy, o projeto “A Voz da Arte”, e colocou o Watson, software de inteligência artificial da empresa, para tornar a visita ao museu uma experiência interativa. A ideia surgiu a partir de um dado apontado pela Pinacoteca: 72% dos brasileiros nunca foram ao museu. Se a população não interage com os museus, provavelmente é porque esse ambiente não dialoga com eles. Para mudar isso e aumentar a interação entre as pessoas e os museus, foi lançado o projeto na Pinacoteca de São Paulo, e fica até junho de 2017.
Educadores e curadores da Pinacoteca fizeram uma seleção de 7 obras para essa interação e buscaram inspiração as dúvidas e perguntas que os visitantes possuíam sobre as obras. Com base nesse conteúdo, rico de informações sobre as dúvidas das pessoas, utilizaram as API’s de entendimento de linguagem natural e sistema de voz disponíveis no IBM Bluemix, em conjunto com as capacidades cognitivas de aprendizado do Watson, e criaram essa experiência: simples, intuitiva e acessível.
Ao chegar na Pinacoteca, os visitantes recebem um dispositivo com o aplicativo A Voz da Arte. Conforme vão passeando pelo museu, são alertados quando estão perto de alguma obra interativa e são incentivados a fazer perguntas. A interação é feita por áudio e voz em português e, para os deficientes auditivos, por meio de conversa escrita.
A exposição ficará disponível até 5 de Julho de 2017 na Pinacoteca de São Paulo. Maiores informações no site.
Quem sabe em um futuro próximo a ferramenta se popularize a ponto de termos disponível em todas as obras de arte do museu?
Confira o vídeo: