O autismo é uma disfunção do desenvolvimento, afetando a capacidade de comunicação do indivíduos, influenciando na socialização e no comportamento. Muitas vezes o diagnóstico é complicado, pois é feito clinicamente.
O tratamento do autismo depende da gravidade, e as formas de abordagem são muitas. Porém, há uma técnica psicoterapêutica muita efetiva baseada na repetição. E é nesta hora que os pais têm um papel fundamental.
Para orientar, e divulgar esta disfunção que ocorre em cerca de 20 entre cada 10 mil indivíduos, a ONG romena Horia Motoi criou uma campanha envolvendo os grandes veículos dos mais diferentes meios do país.
Visando atingir principalmente os pais, a campanha consistia em passar a importância da repetição no tratamento de crianças com autismo. Para tal, pedidos foram lançados para os mais importantes veículos de comunicação pedindo que seus apresentadores; repórteres; jornalistas; redatores e comunicadores em modo geral, trasmitissem suas mensagem de maneira repetitiva.
O resultado é visto no video abaixo. Canais de TV; estações de rádio; e jornais impressos e online repetiram suas mensagens usuais, explicando em seguida do que se tratava. Além das mídias, também ajudaram no projeto: jogadores dos maiores clubes romenos; bandas famosas; e até um clube de motoqueiros.
Em números, o projeto arrecadou mais de 105 mil euros em menos de 3 semanas; atingiu mais de 3 milhões de pessoas através da televisão; 1,5 milhão de pessoas impactadas via anúncios impressos; e mais de 1 milhão via rádio.
A criação é da Saatchi & Saatchi.