Já mostramos aqui no blog campanhas voltadas para doenças e deficiências cujos nomes são conhecidos por muitos, mas seus sintomas são pouco divulgados. É o caso do Alzheimer – doença que afeta as funções intelectuais nos idosos; e o Parkinson – famoso pelo sintoma de tremedeira motora.
Ao contrário do Alzheimer, o Mal de Parkinson é comumente diagnosticado em pessoas abaixo dos 50 anos de idade, podendo afetar inclusive pessoas abaixo dos 30. E, apesar de saber que se trata de um problema nas células nervosas, a causa do Mal de Parkinson ainda é desconhecida.
Para orientar as pessoas da Austrália – que atualmente diagnostica cerca de 30 pessoas por dia com a deficiência – a ONG Shake It Up resolveu criar uma ação de guerrilha criativa, de baixo orçamento e extremamente funcional nos bares e restaurantes de Sydney – principal cidade australiana.
O video-case acima ilustra a ação em prática, enquanto pessoas envolvidas com o projeto explicam melhor tanto a ação quanto os problemas relacionados à doença. Algumas crianças aparecem correndo pela cidade ao mesmo tempo em que colocam pequenos pedaços de madeira – mais de 1000 – embaixo dos pés das mesas, tornando-as bambas.
Resultado: os clientes acabam derrubando bebidas e comidas por conta da falta de apoio das mesas, e logo percebem o defeito. Ao descobrirem os pequenos filetes de madeira abaixo da mesa, as pessoas se abaixam para retirar o impecílo e acabam lendo: “É muito mais do que apenas alguns tremores.” No verso, a explicação que esclarece tudo: “30 australianos são diagnosticados com o Mal de Parkinson todo dia. Mas milhares de outras pessoas são afetadas, desde famílias até amigos. Você pode ajudar a parar isso visitando o site shakeitup.org.au.”
A ação foi realizada no dia internacional do Mal de Parkinson – 11 de Abril – e a criação é da Ogilvy.