História de pescador: ditado passado de gerações a gerações que leva a fama de uma história mentirosa ou, mais precisamente, uma história aumentada consideravelmente em seus detalhes.
Pescadores sempre utilizaram suas história para contar sobre o dia em que pescou um peixe gigantesco sozinho, ou o mais bonito dos salmões nas água mais geladas. Tudo isso antes da fotografia ser inventada. Para evitar a dúvida de seus relatos, os pescadores passaram a tirar foto de suas pescas, provando assim o orgulhoso feito.
Estas fotos ficaram tão clichês quanto as histórias sem provas contadas por diversos pescadores ao redor do mundo. Aproveitando isto, a sede francesa da Surfrider – ONG sem fins lucrativos dedicada a proteção e cuidado dos oceanos, ondas e praias do mundo – resolveu divulgar os dias de limpeza das praias de uma maneira criativa e eficaz.
A ONG divulga sua campanha utilizando foto de pessoas comuns segurando sujeiras retiradas do mar como se fossem peixes lindos e gigantes. Suas expressões retratam total orgulho na pesca realizada, e os lixos apresentados variam desde botas e sandálias velhas, até sofás! Todos os anúncios estão acompanhados do texto: “Sinta-se orgulhoso. Limpeza das praias entre os dias 22 e 25 de março.”
A limpeza comunitária já foi, mas o intuito é manter sempre o bom senso, para que limpezas como esta não sejam necessárias no futuro. A criação é da Y&R.