Muito se fala no mundo sobre os problemas e consequências em dirigir e falar no celular ao mesmo tempo. O que pouco se vê por aí são campanhas contra o hábito de mandar mensagens de texto enquanto guia um veículo.
Se pararmos para pensar, mandar mensagens de texto enquanto dirige pode ser até pior do que falar ao telefone. Embora ambos sejam proibidos e confirmados como hábitos que tiram a atenção, as mensagens requerem uma atenção constante para o que está sendo escrito na tela de seu celular.
Para alertar as pessoas de Israel sobre os acidentes causados por mensagens enviados enquanto dirige, a METUNA (organização que cuida da segurança nas estradas) resolveu divulgar uma campanha que conversa com o receptor à sua maneira.
Os impressos ilustram mensagens enviadas via iPhone, retratando supostas conversas. O conteúdo das mensagens variam, mas todas são pesadas para retratar a gravidade deste hábito. Em um dos anúncios é possível ler: “Oi querida, a comida está na geladeira. Te ajudo com a lição de casa quando chegar em casa. Agora preciso avançar um sinal vermelho, bater em um caminhão e deixar você órfã. Beijos, papai.”
A criação é da Adler Chomsky Grey, e todas as peças são assinadas com o texto: “Não digite e dirija.”