Chegou ao fim o mês de mobilização pela detecção precoce do câncer de mama no mundo todo, mais conhecido como Outubro Rosa. Contudo, não é porque estamos em novembro que devemos parar de nos preocupar com o câncer de mama. Ele está aí e devemos sempre nos prevenir.
Com o intuito de “desmascarar” a doença para as pessoas, e principalmente as mulheres, a Breast Health Foundation (fundação sul africana que se preocupa com o câncer de mama) veiculou um anúncio impresso interativo. O anúncio, criado pela Volcano, contém a imagem de um seio com o texto: “massageie gentilmente com movimentos circulares” estrategicamente localizado. Ao fazer o movimento pedido, é possível sentir um volume (“caroço”) na parte de trás da página, imitando o que deve ser sentido ao fazer o auto exame.
No rodapé do anúncio, junto com o logo da fundação, há uma breve explicação: “Quanto antes o câncer de mama for detectado, maiores as oportunidades de tratamento e maiores são as chances de sobrevivência. O auto exame mensal ajuda a detectar caroços até menores do que este. Embora 9 de cada 10 caroços não se tornem câncer, é importante ter qualquer caroço, ou anormalidade, checada por um médico.”
Ao virar a página, é possível descobrir o que ilustrava (fisicamente) o caroço sentido no anúncio. Trata-se de um relevo bem feito, inclusive com o desenho de um coração na parte interna, reforçando a ideia de que sua vida esta em jogo.
A Breast Health Foundation foi criada em 2002 a partir de uma conjunção de várias organizações e corporações com o intuito de educar o público a respeito do câncer de mama. Tendo em vista que as mulheres na África são consideradas, tradicionalmente, a alma e o coração da família, a fundação parte do princípio que dando suporte a estas mulheres, elas serão capazes de passar este conhecimento adiante para maridos, parceiros e filhos.
O objetivo é acabar com os mitos que abrangem o câncer de mama, e gerenciar um espaço para que as mulheres possam confrontar seus problemas livremente e falar abertamente sobre o assunto.